Hoje a Fr Guitar center traz uma dica para quem está procurando um professor, não sabe como avaliar e tem receio de contratar a pessoa errada.
Escolher um bom professor de música é o jeito mais rápido de evoluir no instrumento.
Cada vez mais temos mais opções de cursos e profissionais disponíveis para nos ensinar, mas afinal como fazer a escolha certa? Como saber que o curso que eu comprei ou o professor que contratei vai conseguir me levar para o caminho certo?
Vamos juntos desenrolar esse assunto!
Um professor de música é um atalho, uma maneira de aprender mais rápido e com mais consistência, pois ele já trilhou o caminho que você quer trilhar e ele vai te dar os passos certo para chegar lá mais o quanto antes.
Suas primeiras impressões
Ao pesquisar sobre o curso ou professor, o que de relevante ele já fez, ele é um músico/professor iniciante? Mais experiente? tem muitos alunos? Tem depoimento de alunos falando bem sobre as aulas? Tem vídeos dele tocando?
Nesse primeiro filtro muitas opções já saem fora, pois tem muito professor que não tem material algum para provar sua qualidade de ensino. É importante ver as suas avaliações em redes sociais, sem tem outras pessoas fazendo aulas com ele e como foram as experiências delas, mas lembre-se isso é o primeiro filtro
Como você testou
Depois que você selecionou alguns profissionais/cursos, marque aulas experimentais. Um bom professor já na primeira te passa conteúdos relevantes. Professores ruins ficam só em conversas ou exercícios sem relevância. Certifique-se que você saiu de lá com um aprendizado legal e foi uma experiência divertida e útil. Os que passarem nesse filtro provavelmente são bons professores.
Prós e contras
A maioria dos bons professores retém a maioria dos alunos, mesmo que você tenha escolhido um bom professor, certifique-se que seus gostos estão alinhados. Se você está procurando um professor de guitarra para aprender solos virtuosos, não escolha o professor que toca mpb e jazz na guitarra, ele não vai conseguir te dar o direcionamento certo para o seu objetivo.
Avaliação final
É importante que o conjunto esteja alinhado, bom professor, valor, logística (se for aula online ou se for local, de fácil acesso para ter aulas). Ao passar de um ou dois meses vai ficar claro o quanto seu professor escolhido faz um bom trabalho ou não. Se seu método, sua maneira de gerenciar as aulas já começaram a dar algum resultado. Professores com pouca experiência tendem apenas a ficar passando músicas infinitamente, uma pós a outra. Professores com mais experiência, te explicaram o objetivo de pegar tal música, de entender teoria e por que estudar técnica é valido para o chegar no resultado que você deseja. Tirar música é só uma parte do processo, mas infelizmente a maioria fica só nessa etapa, ignorando todas outras áreas de aprendizagem de música.
Envie esse post para algum amigo que esteja procurando um professor ou curso de música, espero que ele tenha sido útil para você, até a próxima!